top of page
"o  EBSEEn é um importante espaço de discussão e construção do movimento estudantil de enfermagem"

 Ã‰ evidente o papel histórico do movimento estudantil como espaço para o jovem desenvolver e amadurecer a paixão por transformar o mundo, alimentando a utopia e criando condições para a concretização dessa transformação. Esse papel é pedagógico ao proporcionar a análise da realidade objetivamente e para que decifre as condições históricas e materiais em que vivemos. Portanto com o movimento estudantil elevam-se a força de vontade de lutar e buscar as transformações necessárias, através do cultivo da utopia e da prática militante cotidiana.

 

Diante da necessidade de fortalecer a classe estudantil, foi realizado o I Congresso de Estudantes de Enfermagem, em 1963, no Estado da Bahia. Porém, devido à conjuntura nacional adversa, este movimento foi reprimido. O Encontro Baiano Sergipano dos/das Estudantes de Enfermagem - EBSEEN - é o encontro promovido anualmente pela Loco Nordeste 1 (Loco NE 1), em articulação com os Centros e Diretórios Acadêmicos de Enfermagem dos estados da Bahia e Sergipe. Este é um projeto regional que busca formar militantes para o movimento estudantil de enfermagem, a fim de que os mesmos possam tornar-se sujeitos coletivos e conscientes de sua opção frente ao mundo, lutando incessantemente pela transformação social.

 

Nesse sentido, este evento é um importante espaço de discussão e construção do movimento estudantil de enfermagem desses estados, sendo desenvolvido anualmente com a finalidade de fortalecer a formação do estudante de enfermagem através da discussão de temas de caráter político, social, técnico-científico e cultural que perpassam o contexto da profissão.

História

bottom of page